Pesquize em toda a Web

Na crise, imóvel é o melhor investimento

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Apesar de um ciclo de forte alta nos preços verificado nos últimos anos, e do aumento da taxa de juros, investir em imóveis ainda é um dos negócios preferidos dos brasileiros. Com a perspectiva de crescimento para os próximos anos, a aplicação em bens imobiliários continua sendo uma opção segura e atrativa de investimento. (Leia Mais  - Clique Aqui)


Após o boom de 2010, o aumento dos preços dos imóveis no Rio de Janeiro, por exemplo, tornou-se rotina, e o valor do metro quadrado mais do que dobrou em algumas regiões, numa brusca atualização de valores que vinham sendo represados nos últimos 15 anos. Desde meados do ano passado, porém, o cenário é outro. 

Projeções do setor para este ano indicam que os preços deixarão de subir no mesmo ritmo de antes para apenas acompanhar a inflação. Em alguns casos, ficarão até mesmo abaixo dela, como forma de as incorporadoras conseguirem desaguar seus estoques de lançamentos. A desaceleração da economia já vinha tornando mais lenta a venda de novas unidades, e a tendência deve se intensificar, ainda mais após a divulgação das novas taxas de juros da Caixa Econômica Federal. O banco responde por 75% do mercado de crédito imobiliário brasileiro, o que provavelmente estimulará os demais bancos a subirem suas taxas de juros.

Em algumas regiões da cidade, existe demanda para locação de determinados produtos e, portanto, vale a pena alugar. Caso a intenção seja aumentar o capital para a realização de outro negócio, vender o apartamento para obter o lucro da transação pode ser melhor.
O aluguel pode e deve ser usado como alternativa de fonte adicional de renda. Todavia, aqueles que optarem por este caminho devem prever a possibilidade de inadimplência e um certo nível de vacância, da mesma forma que fazem os hotéis em seus estudos de viabilidade. Obviamente, estes parâmetros devem variar com o tipo e a localização do imóvel. 

Para Jacyr Tavares, da JTavares, consultoria imobiliária com mais de 30 anos no mercado, investir em imóveis sempre foi uma excelente opção de investimento, pois além de proporcionar moradia ou renda de aluguel, proporciona, também, valorização e segurança do capital investido. O grande segredo para se fazer um bom negócio, ensina ele, é se cercar de uma consultoria especializada na hora comprar. 

Para o especialista, a hora de investir é agora. Ele passa algumas dicas para quem quer aproveitar o grande número de ofertas disponíveis e fazer um bom negócio:

• Manter-se atualizado, procurar uma consultoria imobiliária e dar preferência a imóveis localizados em áreas em desenvolvimento ou em bairros nobres onde a procura supera a oferta.

• Explorar regiões em outros estados ou investir em sítios e fazendas, desde que se observe a possibilidade de valorização no futuro próximo.

• Ter bons geradores de riqueza, os terrenos no entorno das grandes capitais oferecem valorização garantida em longo prazo. 

• Investir em imóveis na planta, custo 40% menor do que com o imóvel pronto. Muitos investidores sentem-se atraídos a comprar para revendê-lo por um preço mais alto assim que ele ficar pronto. Para não ter problemas ao comprar um imóvel na planta, além de escolher bem a localização e a possibilidade de valorização, o ideal é procurar uma incorporadora de confiança e com credibilidade.

• Identificar as boas oportunidades, dar aquela repaginada para mudar a cara do apartamento/casa/escritório e depois vender com um bom retorno no curto prazo ou juntar o útil ao agradável: usufruir do bem e garantir uma boa e segura valorização para o seu investimento.

• Pesquisar o máximo de informações possíveis e conhecer cada um dos diversos nichos de negócios para fazer a escolha certa. Entre as boas oportunidades em diferentes segmentos estão: salas comerciais, flats, galpões, lojas e hotelaria.

• Não restringir a escolha apenas à região que mora ou àquela que mais gosta. Certamente existirão excelentes oportunidades em outras regiões da cidade. É fundamental lembrar-se de que o investidor deve ter uma visão sempre mais abrangente.

Vale lembrar que, antes de comprar qualquer imóvel usado, é fundamental pesquisar o histórico e procurar um especialista para visitar o local e verificar quais investimentos serão precisos para adequar o bem imobiliário às necessidades do comprador.

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP