Pesquize em toda a Web

Mercado Imobiliario: Alugueis ainda sobem menos que a inflação em Belo Horizonte

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Mercado para os imóveis comerciais está aquecido
Variação dos preços nesse segmento tem ficado abaixo da inflação

A demanda por aluguéis de imóveis comerciais está aumentando na capital mineira/Charles Silva Duarte

Com significativo aumento da oferta de imóveis comerciais em Belo Horizonte, chegando a 70,74%, nos últimos 12 meses, a variação dos preços nesse segmento tem ficado próximo da taxa da inflação. No período, o valor médio dos aluguéis aumentou 7,01%, pouco acima do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/Ipead), que ficou em 6,84%. Em maio, a oferta recuou 1,15% na comparação com abril, com elevação de preços de 0,39% frente a uma inflação de 0,64%.

"A demanda está aumentando", informa a vice-presidente da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), Cássia Ximenes. Segundo ela, nos últimos dois meses o mercado tem se deparado com uma "boa surpresa": o aumento da procura por imóveis comerciais.

"Não percebemos a troca de locação por imóveis mais baratos ou em bairros de custo mais baixo. O que temos visto é aumento da procura mesmo, para novos negócios", indica Cássia, lembrando que o setor funciona como um "termômetro" da economia. Em sua avaliação, o resultado da pesquisa sobre o mercado de aluguéis feita em parceria com o Ipead/UFMG, com queda na oferta de imóveis comerciais em 1,15% em maio, confirma a percepção do mercado. "Significa que os imóveis estão saindo", ressalta.

Para Cássia, esse aumento da demanda por imóveis comerciais nos últimos dois meses pode significar retomada dos negócios na capital mineira, muitos deles paralisados diante da perspectiva da Copa do Mundo. "Todos estavam esperando a Copa e finalmente o Mundial aconteceu", ressalta, lembrando que, ao fim dessa espera, muitos têm aproveitado boas oportunidades de locação, considerando o maior número de imóveis disponíveis.

"Junto, vêm as inovações. Algumas pessoas têm se reunido para locar um imóvel maior e mais caro para montar clínicas, escritórios", observa. No acumulado do ano, a oferta de imóveis comerciais para locação subiu 3,74%, com variações de preços de 2,92% ante uma inflação de 4,16%.

Em maio, na comparação com abril, os preços dos imóveis comerciais tiveram variação de 0,49% para andares corridos, de 0,1% para casas comerciais, de 0,7% para galpões, de 0,33% para lojas e 0,46% para salas. Nos últimos 12 meses, a maior oferta foi percebida no segmento de salas (32,04%), com quedas significativas na oferta de andares corridos (9,56%), casas comerciais (5,59%), galpões (12,32%) e lojas (10%).

Residenciais - O mercado de locação de imóveis residenciais em Belo Horizonte segue o mesmo comportamento do apurado no segmento comercial. Em maio, os preços aumentaram 0,37%, abaixo da inflação (0,64%), o mesmo acontecendo no acumulado do ano, com variações de 2,03% e 4,16%, respectivamente. Nos últimos doze meses, o valor médio dos aluguéis residenciais aumentou 5,08%, ante um IPCA de 6,84%.

Segmentada por tipos imobiliários, a variação geral obtida em maio, por tipo de residência, indica aumentos para apartamentos (0,27%), casas (0,87%) e barracões (1,48%). Segundo as classes de bairros, os aluguéis de apartamentos apresentaram variações de 0,4% para os populares, de 0,52% para o de médio padrão, de 0,53% para o de alto padrão e estabilidade no de alto padrão, com recuo de 0,01%.

A oferta no segmento residencial continua em alta. Nos últimos 12 meses, o número de imóveis para locação aumentou 48,19%. No ano, alta de 12,61%. E em maio, chegou a 13,28%. "Este é o ciclo normal deste mercado. No início e no meio do ano há maior movimento no segmento de locação de imóveis residenciais", informa. Em maio, o indicador de oferta por tipos de imóveis apresentou queda de 0,25% para casas, mas crescimento de 15,45% para apartamentos e de 11,76% para barracões.(DiariodoComercio)

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP