Pesquize em toda a Web

Imobiliárias de BH atuam em rede para garantir o mercado

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Empresas acabam tendo mais produtos em carteira



Para enfrentar grandes grupos, imobiliárias da capital mineira se uniram em redes/Alisson J. Silva
A atuação em rede por parte das imobiliárias já se tornou um diferencial competitivo do setor em Belo Horizonte. A estratégia de negócio, que visa a união de empresas concorrentes, tem se mostrado forte aliada dos empresários quando o objetivo é o alcance de um maior número de clientes, o aumento do faturamento e a concorrência com gigantes do setor.

De acordo com o diretor das redes e corretoras de imóveis da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI-Secovi-MG), Eduardo Novais, somente na capital mineira são quatro grandes redes que movimentam o segmento: Imvista, Habitar, Rede Morar e Netimóveis. Todas elas, conforme o diretor, visando não a concentração, mas a expansão do mercado imobiliário da cidade.

" uma tendência nacional e uma estratégia para as empresas se fortalecerem, ganharem mercado e visibilidade diante da concorrência. Por meio das redes, as empresas acabam tendo mais produtos em carteira e, conseqüentemente, vendem mais", resume.

Segundo ele, com o ingresso em uma rede a empresa tende a ganhar mais visibilidade e agilidade também, já que a partir do momento em que uma imobiliária cadastra um imóvel no sistema, quase que instantaneamente o mesmo já pode ser comercializado por outra empresa num outro ponto da cidade. " uma tendência de mercado que acompanha a globalização mundial. Uma empresa sozinha não tem grandes chances de se manter no futuro, já se unindo a outras, o nível de competição muda", explica.
riodoceimoveis rio doce imoveis

Mercado - Para exemplificar, Novais cita que enquanto uma tradicional imobiliária de bairro conta com cerca de 100 imóveis cadastrados e quatro corretores trabalhando, em uma rede esses números tendem a crescer exponencialmente.

"De repente o empresário passa a contar com 600 corretores, mais de 25 mil imóveis cadastrados e 104 imobiliárias interligadas por um sistema numa cidade do tamanho de BH", diz se referindo aos números da Rede Imvista.

Já a Rede Netimóveis foi a primeira do segmento a surgir em Belo Horizonte. De acordo com o presidente da rede, Ariano Cavalcanti de Paula, a concepção do negócio nasceu do interesse em propagar as informações acerca do mercado, em 1992. Porém, somente com o advento da internet, três anos depois, é que foi possível implementar a estratégia.

Para ele, o que possibilitou a manutenção e o crescimento dos negócios da rede ao longo dos últimos 18 anos foram os resultados apresentados pelos credenciados. "O número de compartilhamento e parcerias cresceu rapidamente e hoje temos um índice médio de negócios que envolvem mais de uma empresa de 80%. Esse percentual é compatível com os observados em países como Estados Unidos e Canadá", afirma.

Além disso, Ariano Cavalcanti aposta no modelo de integração entre empresas concorrentes para geração de vantagens competitivas. O presidente da Netimóveis lembra que hoje, para uma empresa pequena ter vantagem em um mercado tão concorrido é muito difícil e que quando o negócio está imerso em uma rede se torna viável.

Atualmente a Rede Netimóveis possui 126 agências distribuídas em seis estados brasileiros e soma aproximadamente 60 mil imóveis em todo o país. "Somente em Belo Horizonte são 55 mil consultas a imóveis por dia", ressalta. Ja a Rede Morar possui mais de 180 imobiliárias distribuídas nos Estados de Minas Gerais, Espirito Santo, Goiás, Distrito federal,Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. (Fonte:DiariodoComercio/BH/PortaisRedes)
As Quatro Maiores Redes Imobiliarias de BH;:







0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP