Pesquize em toda a Web

Valor médio do aluguel em SP tem maior alta em 16 anos.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Alta foi de 0,90% na capital paulista na 1ª semana de junho e ajudou a tirar o grupo Habitação do campo negativo

O valor médio do aluguel residencial na capital paulista subiu 0,90% na primeira quadrissemana de junho, conforme levantamento divulgado nesta terça-feira pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). A variação não somente superou a do encerramento de maio (de 0,71%) como atingiu o maior nível desde a primeira quadrissemana de setembro de 1997, quando o avanço foi de 0,95%.

A alta média do aluguel no município no início de junho ficou bem acima da inflação registrada pelo IPC, de 0,13% (ante 0,10% do fim de maio). Também foi importante para fazer com que o grupo Habitação saísse de uma variação negativa de 0,01% no fechamento do mês passado para uma elevação de 0,10% na pesquisa inicial de junho.

Entre as modalidades de aluguel residencial pesquisadas pela Fipe, o destaque de alta ficou para o valor cobrado para apartamentos de um dormitório. Entre o fim de maio e o começo do mês atual, o avanço no preço médio do aluguel para este tipo de moradia passou de 1,61% para 1,78%.

Outro destaque foi o aluguel para casa de dois dormitórios, cuja alta passou de 0,82% para 1,03%. Para casa de um dormitório, a elevação no valor cobrado passou de 0,57% para 0,75%. Quanto à casa de três dormitórios, a variação permaneceu no nível de 0,50% e, para o aluguel de apartamento de dois dormitórios, a alta passou de 0,54% para 0,92% entre o fim de maio e o começo de junho.

Dentro do grupo Habitação do IPC, a Fipe também chamou a atenção para o valor médio dos condomínios, cuja alta passou de 1,29% para 1,48%, e para o item tarifa de água e esgoto, com a variação passando de 1,10% para 1,61%. Outro detalhe que ajudou a puxar o grupo do terreno de quedas para o de elevações foi a baixa menos intensa do item tarifa de energia elétrica, de -2,09% para -1,78%.(Estadao)

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP