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Consumo: intenção de comprar bens de maior valor recua em fevereiro

sexta-feira, 2 de março de 2012


O indicador que demonstra a disposição dos consumidores em comprar bens de maior valor registrou, em fevereiro, queda de 0,5%, ante o mês anterior.
O indicador marcou 112,4 pontos no segundo mês do ano, ante os 113 pontos de janeiro do mesmo ano, segundo o Inec  (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta quarta-feira (29) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Em relação a fevereiro do ano passado, quando o índice registrado era de 112,2 pontos, houve queda de 0,2%.
Índice por idade e rendaObservando o índice que mede a perspectiva para comprar bens de maior valor, de acordo com a idade dos entrevistados, os de 16 e 24 anos apresentam mais disposição.
Isso porque 41% dos consumidores desta faixa etária disseram que esse tipo de compra vai aumentar ou vai aumentar muito. Na faixa de 25 a 29, 39% disseram o mesmo. Entre aqueles com idade entre 30 e 39 anos, o índice foi de 31%, enquanto para aqueles entre 40 e 49 anos o índice foi 30%. Dos que têm mais de 50 anos, 18% disseram o mesmo.
Já em relação à renda, aqueles que recebem mais de 5 a 10 salários mínimos e mais de 2 a 5 salários são os que mais esperam pelo aumento das compras de bens de maior valor, com 40% e 32%, respectivamente, das respostas, conforme demonstra a tabela abaixo:
Disposição para comprar bens de maior valor
Renda familiarAumentar/Aumentar Muito Manter mais ou menos os mesmos  
Diminuir/Diminuir muito  
Mais de 10 salários mínimos
26%63%11%
Mais de 5 a 10 salários mínimos
40%47%13%
Mais de 2 a 5 salários mínimos32%57%11%
Mais de 1 a 2 salários mínimos29%54%19%
Até 1 salário mínimo22%55%22%
Dados por regiões e gêneroLevando em conta os números por região, Norte/Centro-Oeste e Nordeste são as mais otimistas, com 32% das respostas, em ambos os casos, apontando que o consumo de bens de maior valor vai aumentar ou aumentar muito.
Em seguida, ficaram as regiões Sudeste, com 31% de respostas para o aumento das compras, e a região Sul, com 22%.
Na segmentação por gênero, 31% dos homens e 29% mulheres disseram que as compras vão aumentar ou aumentar muito.
MetodologiaO Inec é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional, conduzida pelo Ibope com 2.002 pessoas. A pesquisa tem periodicidade mensal.(Infomoney)

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